Pois é, carissimos e incautos viajantes:
Actualmente, e mesmo depois de já se ter explorado, experimentado e feito quase tudo, em cinema, eis que ainda se fazem obras-primas na tela preteada. O filme 300 (na minha pessoal opinião, claro) é, sem dúvida uma obra-prima do cinema moderno, um festim visual, a masterpiece.
Senão, vejamos:
O Frank Miller - escritor e artista americano, conhecido pelo grafismo noir das suas obras, juntamente com a artista de aguarelas Lynn Varley, criou uma BD de nome 300, premiada com pelo menos 3 "Eisner Awards".
A novela gráfica decorria no derradeiro momento da invasão da Grécia pelos exercitos Persas, sob o comando do rei supremo Xerxes I, e á terrivel batalha de Thermopylae no ano de 480 a.C. (10 anos antes da batalha de Marathon, onde os Persas foram finalmente vencidos), cujas tropas invasoras foram detídas por uma falange (Phalanx - formação de batalha, constituída por um número X - de 150 a 300 Hoplitas, armados com sarissas, espada e escudo) de 300 guerreiros Espartanos, guiados pelo seu proprio rei Leonidas.
Bom, basicamente, o filme é a história da BD do Frank Miller, mas com um grafismo e um visual incrivel - de facto, muito ao estilo de BD!
Os efeitos especiais, o guarda-roupa (tirando a parte das "cuecas de cabedal"), a caracterização, os cenários, a banda-sonora! Tudo é perfeito. A realizaçao é incrivel! Há muitas câmaras slow motion com "arranques rápidos" e grandes planos geniais, com cores esbatídas...bom...lindo e genial! O filme é um "orgasmo visual"!
E com aqueles actores (desde o Gerard Butler ao David Wenham) todos em pelota, e suados, acabadinhos de sair de um "holmes Place Sparta" (LOL), ali com os musculos todos em grande plano...depois admirem-se que o nº de gays comece a aumentar! :P
É um facto que o filme acaba por cair num look meio hommo erótico, com aqueles tipos todos nús, apenas com umas "cuecas" de cabedal (muito suspeito, de facto!)!! Mas isso, o realizador (que por acaso também fez o argumento do filme!) - Zack Snider, é que poderá responder...porque raio é que quis aquela gente toda naqueles "trapinhos" de cabedal?! :P
Enfim, considerações de guarda-roupa à parte, o filme é, de facto, uma maravilhosa obra-prima. Eu, sem dúvida fiquei fã...mas reconheço que é um filme violento (mas espectacularmente bem realizado e conseguido), e que não é para toda a gente - há e haverá, certamente, muita gente que não gosta do filme! Alías, como me chegaram a dizer..."não gostei nada do filme! é muito violento...e aquelas cenas de guerra, acompanhadas pelas guitarradas electricas, não fazem sentido!"!!!
Ó meus Deus...pérolas a porcos! Ok! Ok! Toda a gente tem direito à sua opinião. Desculpem! "Que seria das outras cores, se toda a gente gostasse de amarelo!"
Bom, vão ver! Eu fui...e gostei. Julguem por vós :D