Páginas

domingo, 2 de setembro de 2012

O Último Cabalista de Lisboa







"Em Abril de 1506, durante as celebrações da Páscoa, cerca de dois mil cristãos-novos foram mortos num progrom em Lisboa e os seus corpos queimados no Rossio, O Último Cabalista de Lisboa, best-sellers em onze países, incluindo os Estados Unidos da América, Inglaterra, Itália, Brasil e Portugal, é um extraordinário romance histórico tendo como pano de fundo os eventos verídicos desse mês de Abril de 1506."

A nossa sociedade padece de enorme desrespeito pela história e pelo saber. Cada vez mais, as pessoas embrenham-se na sua vida pequena e fugás, esquecendo-se de olhar em redor e de observar o meio que as rodeia! Certo dia, num passado recente, andava eu de metro na minha rotina diária e dei por mim a olhar compulsivamente para um ancião Judeu e a relembrar o título de um livro que há muito queria ler! Numa ida rápida ao uma livraria, descobri uma edição de bolso de "O Último Cabalista de Lisboa" de Richard Zimler. Este respeitadíssimo escritor vive no Porto desde 1990, onde lecciona Jornalismo na Universidade do Porto.
 "O Último Cabalista de Lisboa" é um dos seus primeiros livros e, desde então, este autor tem explorado e mostrado muito do delicado universo do Judaísmo e das suas correntes filosóficas.
Além de uma escrita apaixonada e apaixonante, este romance histórico cativa não apenas pela magnífica narrativa, mas também pela descrição, por vezes terrífica, de um período negro da história. O Foco da história gira em torno dos acontecimentos daquele que ficou conhecido como o massacre de Lisboa de 1506, ou "Pogrom de Lisboa". Relata o anti-semitismo da época e a pressão constante sobre os Judeus, num abrir de portas para o início da Inquisição Portuguesa, 30 anos depois. O livro não abona muito à imagem do povo português e de Lisboa, mas ainda assim vale a pena pelo conteúdo e enorme interesse histórico que demonstra.
Sugiro a edição de bolso da "colecção BIS" da editora portuguesa Leya, traduzido por José Lima e já na 19ª edição. O preço de editor é de 7,50€, mas a maioria das livrarias vende com 10% de desconto, o que torna o livro bastante acessível.

Sem comentários:

Crónicas de um Universo Paralelo

Crónicas de um Universo Paralelo